Eletrotecnica
Figura 1- Ilustração de um multímetro.
No modo “voltímetro”, o multímetro pode ser utilizado para medir tensões alternadas (AC) ou contínuas (DC). No modo “amperímetro”, o multímetro pode ser utilizado para medir correntes alternadas ou contínuas. No modo “ohmímetro”, o multímetro pode ser utilizado para medir resistência ôhmica. Adicionalmente, alguns multímetros podem oferecer a possibilidade de outras medições, tais como: freqüência e capacitância.
ASPECTOS TEÓRICOS Para efetuar medições de tensão, corrente e resistência ôhmica o multímetro analógico se vale de um mesmo dispositivo elétrico-mecânico: o galvanômetro. O galvanômetro é um dispositivo composto por uma bobina, um imã permanente, ponteiro e uma mola (fig 2).
Figura 2. Ilustração de um galvanômetro.
Quando uma corrente flui na bobina, o imã exerce um torque (na bobina) que é proporcional à corrente, levando-a girar. A deflexão apresentada na escala é proporcional à corrente na bobina. Um voltímetro consiste de um galvanômetro com uma alta resistência em série (figura 3a). Para medir a queda de tensão através de um resistor, o voltímetro é colocado em paralelo com o resistor (figura 3b).
Figura 3. Ilustração da montagem de um voltímetro. Em “a”, Rs representa uma alta resistência em série. Rg representa a resistência intrínseca do galvanômetro. À direita em “a”, temos o símbolo esquemático do voltímetro. Em “b” ilustra-se como se conecta o voltímetro para medir a queda no resistor R (pontos “a” e “b” do circuito).
O amperímetro consiste de um galvanômetro com uma pequena