Eletroquimica
Química geral experimental
Professor: Dayse Carvalho da Silva
Títulos das experiências: Experiência 7: Eletroquímica
Introdução:
Conforme páginas 45-46 da Apostila de Práticas de Química Geral – Depto Química ICEX -UFMG, 2013.
Objetivos:
Conforme página 46 da Apostila de Práticas de Química Geral – Depto Química ICEX - UFMG, 2013.
Procedimentos:
Conforme página 47-48 da Apostila de Práticas de Química Geral – Depto Química ICEX - UFMG, 2013.
Resultados e discussão
Procedimento 1:
Ao adicionar, em um tubo de ensaio, uma pequena quantidade de solução de CuSO4 1,0 mol.L-1 e mergulhar nessa solução um prego (previamente limpo com palha de aço). Observou-se uma mudança na coloração do prego, este ficou recoberto por uma camada de avermelhada. Isso é o provocado pela reação de oxi-reduçao, onde o ferro sofreu oxidação e o cobre da solução sofreu uma redução e se depositou na superfície do prego. Concluiu-se isso pois o Cu(s) possui a coloração avermelhada. Essa é a equação química que descreve a reação ocorrida:
Fe (s) + Cu2+ (aq) Fe2+ (aq) + Cu (s)
O potencial de redução do Cu2+ é + 0,34V, enquanto o do Fe2+ é – 0,44V. Assim, o cobre possui maior tendência à reduzir(ganhar elétrons) que o ferro. Desse mesmo modo, o potencial de oxidação (doar elétrons) do ferro ( +0,44V) é maior que o do cobre (-0,34V).
Ao se subtrair o potencial padrão de redução pelo potencial padrão de oxidação é possível encontrar o potencial padrão da reação (E°).
E° = E°red(processo de redução) – E°red( processo de oxidação)
E° = 0,34 - (-0,44)
E° = + 0,78
Como o valor dado acima é positivo a reação ocorre espontaneamente.
Após essa etapa, colocou-se em um béquer uma pequena quantidade de solução de ZnSO4 1,0 mol.L-1 e mergulhou nela uma lâmina de cobre. Neste caso, não foi possível à verificação de reação. Pois, considerando seus potenciais padrões de redução e oxidação, é