Eletroqu mica
A Química Analítica moderna tem por base a medida dos “Sinais Analíticos”, relacionados às transformações de propriedades dos materiais ao longo de uma Análise Química. Entre estes “Sinais Analíticos”, destacam-se as medidas de certas propriedades elétricas, tais como POTENCIAL, CORRENTE, RESISTÊNCIA ELÉTRICA (e seu inverso: CONDUTÂNCIA ELÉTRICA) e ainda outros sinais, correlacionados com as concentrações das espécies de interesse analítico, característicos das Técnicas REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO 1 Eletroquímicas Analíticas. O estudo da extensão de reações de oxi-redução ou simplesmente EQUILÍBRIO “REDOX”, envolve o fenômeno de transferência de cargas. O principal objetivo é estabelecer fundamentos teóricos sobre a habilidade que uma substância tem de reagir como “doadora ” ou “aceptora” de elétrons.
Reação redox
As reações de redução-oxidação ou oxirredução (também conhecido como reação redox) são as reações de transferência de elétrons Esta transferência se produz entre um conjunto de espécie químicas, um oxidante e um redutor (uma forma reduzida uma forma oxidada respectivamente).
Para que exista uma reação redox, no sistema deve haver uma espécie que ceda elétrons e outra espécie que as aceite:
O Redutor é aquela espécie química que tende a ceder elétrons.
O Oxidante é a espécie que tende a captar esses elétrons.
Quando uma espécie química redutora cede elétrons ao meio se converte em uma espécie oxidada, e a relação que guarda com seu precursor fica estabelecida mediante o que se chama um par redox. Analogamente, se diz que quando uma espécie capta elétrons do meio se converte em uma espécie reduzida, e igualmente forma um par redox com seu precursor reduzido.
Dentro de