Corros O Eletroqu Mica
TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ
CLEBER VIAPIANA
LUIZ FELIPE DA SILVA OLIVEIRA
TIPOS DE CORROSÃO
ELETROQUÍMICA
Os processos corrosivos de natureza eletroquímica apresentam mecanismos idênticos porque sempre serão constituídos por áreas anódicas e catódicas, entre as quais circulam uma corrente de elétrons e uma corrente de íons. CORROSÃO ASSOCIADA À FORMA
DE DESGASTE
A forma de desgaste é muito importante nos processos corrosivos, deste modo é comum caracterizar processos corrosivos, sem uma causa característica, pela própria morfologia da perda de material.
Corrosão uniforme
Consiste no ataque de toda a superfície metálica em contato com o meio corrosivo e a consequente diminuição da espessura.
Ocorre em geral devido a micropilhas de ação local e é, provavelmente, o mais comum dos tipos de corrosão.
Corrosão Localizada Alveolar e por
Pites
A corrosão localizada se caracteriza pelo desgaste em pontos ou regiões determinadas. A corrosão alveolar consiste na formação de cavidades de pouca profundidade, ocorre em determinados pontos da superfície, enquanto o resto apresenta pouco desgaste. A corrosão por pites consiste na formação de cavidades de pequenas extensões e razoável profundidade, ocorre em determinados pontos da superfície, enquanto o resto pode permanecer praticamente inatacado.
Corrosão por concentração diferencial São resultantes da ação de pilhas de concentração iônica diferencial e pilhas de aeração diferencial.
Corrosão por Concentração
Iônica Diferencial
Ocorre toda vez que se têm variações na concentração de íons do metal no eletrólito.
Corrosão por Aeração Diferencial
Ocorre toda vez que se têm variações na concentração de oxigênio no eletrólito.
Corrosão em Frestas
A ação da aeração diferencial e ou da concentração iônica diferencial produzem a formação de pilhas em frestas em materiais metálicos. A formação de pilhas de concentração iônica diferencial é preferencial em meios líquidos e a formação de pilhas