Corros O E Eletroqu Mica
Materiais I - Trabalho de Reposição
Faculdade Educacional de Araucária
Juliane de Castro Engenharia Civil, turma: 3ºC.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fornecer conhecimentos a respeito de Eletroquímica e Corrosão, e como isso afeta diretamente o aço para construção civil. A corrosão está muito presente em nossa sociedade e representa grandes perdas econômicas, pois todo tipo de corrosão está relacionada à diminuição do tempo de vida de um material.
Corrosão
A corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. Associa-se primeiramente com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma nas superfícies metálicas.
Apesar da relação estreita com os metais, isso ocorre também em outros materiais como concreto e polímeros orgânicos, entre outros. Do ponto de vista econômico, os prejuízos causados atingem custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento.
O termo corrosão tem sido empregado para designar o processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural dos materiais por um ataque eletroquímico, químico e eletrolítico. Deste modo classifica-se a corrosão em três tipos:
Eletroquímica: é um processo espontâneo, passível de ocorrer quando o metal está em contato com o eletrólito, onde acontecem, reações anódicas e catódicas. E mais frequente na natureza e se caracteriza por realizar-se necessariamente na presença de agua, na maioria das vezes a temperatura ambiente e com a formação de uma pilha de corrosão.
Eletrolítica: se caracteriza por um processo eletroquímico, que se dá com a aplicação de corrente elétrica externa, ou seja, trata-se de uma corrosão não espontânea. Esse fenômeno é provocado por correntes de fuga, também chamadas de parasitas ou estranhas. Geralmente ocorrem, em tubulações de petróleo e agua potável, em cabos telefônicos enterrados, em tanques de postos de gasolina, etc. Isso acontece