Eletronica
Projetar um retificador de meia onda, positivo, com carga resistiva. O sinal a ser retificado é senoidal puro de 1 kHz, 10 V de amplitude e capacidade de fornecer no máximo 10 mA. A corrente eficaz na carga deve ser de 35 mA.
• Fundamentação Teórica
Circuitos Retificadores de Meia Onda A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica é alternada ao passo que os dispositivos eletrônicos operam com tensão contínua. Então é necessário retificá-la e isto é feito através dos circuitos retificadores que convertem corrente alternada em corrente contínua. O diodo tem a característica de conduzir corrente somente num sentido e devido a esta característica unidirecional, o mesmo é utilizado para retificar. O diodo ideal com polarização direta comporta como uma chave fechada e com polarização reversa comporta como uma chave aberta. O diodo real tem resistência direta muito baixa e resistência reversa muito alta.
[pic]
Para o ponto A positivo em relação ao ponto B o diodo está polarizado diretamente e conduz . Com isto, a corrente circula de A até B passando pelo diodo e RL. Para A negativo em relação a B, o diodo está polarizado inversamente e não conduz. Tem-se corrente em RL, somente, nos semiciclos positivos de entrada. Os semiciclos positivos passam para a saída e os semiciclos negativos ficam no diodo. A freqüência de ondulação na saída é igual à freqüência de entrada.
• Montagem do Projeto
Simulação realizada no Proteus
[pic]
[pic]
Projeto_2B
Projetar um amplificador transistorizado, de um estágio somente, com ganho de tensão igual a menos cem (Av = -100). A carga a ser usada na saída do amplificador é de 100 kΩ. O amplificador deve ser alimentado com 12V. O sinal de entrada de 1 kHz e 1 mV de amplitude.
• Fundamentação Teórica
No início dos anos do áudio, as válvulas faziam a atividade de dispositivos ativos. Atualmente ainda são utilizadas em