eletronica
1. - Eletrônica
A eletrônica pode ser classificada em duas grandes áreas, analógica e digital.
1.1. - Eletrônica Analógica
A eletrônica analógica é aquela que trabalha com sinais elétricos de infinitos valores de tensão e corrente. 1.2. - Eletrônica Digital
A eletrônica digital trabalha apenas com dois níveis de sinais elétricos. Sinal alto e sinal baixo cujos valores dependem do tipo de tecnologia utilizada.
1.3. - Álgebra Booleana
A álgebra booleana classifica as informações em dois tipos: verdadeiro e falso. Atribui-se as informações verdadeiras o valor 1, e atribui-se as informações falsas o valor 0. A álgebra booleana tem como base três operações: and(e), or(ou), not(não). Das quais derivam outros operadores, sendo assim é possível programar desde o mais simples circuito eletrônico até o mais sofisticado computador digital.
1.4. - Portas Lógicas
1.4.1. - Aplicação das portas lógicas
As portas lógicas constituem os dispositivos básicos dos circuitos digitais e tem como objetivo a implementação de funções lógicas. Uma função lógica é uma operação da álgebra booleana aplicada a uma ou mais variáveis lógicas.
1.4.1.1. - And(e)
A porta lógica and só assume o valor 1 se somente todas as variáveis de entrada forem de valor 1.
1.4.1.2. - Or(ou)
A porta lógica or assume o valor 1 se pelo menos uma das variáveis de entrada assumir o valor 1.
1.4.1.3. - Not(não)
A porta lógica not é também denominada de porta inversora. Ela converte o estado ou valor de uma função em seu complemento. Portanto realizar a operação not resulta em um valor 0 ou vice-versa.
1.4.1.4. - Nand(não+e)
A porta lógica nand também denominada ne, é um circuito lógico que executa o inverso da porta lógica and, ou seja a saída apresenta nível lógico 1 se pelo menos uma das variáveis de entrada assumir o valor 0.
1.4.1.5. - Nor(não+ou)
A porta lógica nor também é chamada de non é um circuito lógico que executa