atps hidraulica
Aula Tema: Perdas de Carga em Tubulações
Passo 1: Pesquisar em artigos, livros e sites os conceitos de rugosidade, tipos de escoamentos e sua influência no escoamento, e sobre as fórmulas práticas utilizadas no cálculo da perda de carga em tubulações.
Conceito de Rugosidade e sua Influência no escoamento
A rugosidade das paredes dos canais e tubulações é função do material dos quais são construídos, o acabamento da construção e o tempo de uso. Os valores são determinados em medições tanto de laboratório como em campo. A variação deste parâmetro é fundamental para o cálculo hidráulico por um lado, e para o bom desempenho das obras hidráulicas por outro.
Rugosidade é o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos, a exemplo do rugosímetro.
Rugosímetro é o instrumento que permite a detecção dibimendional de uma superfície. A caneta (ponta) atravessa normal à superfície, com velocidade constante.
Tipos de Escoamentos
Os escoamentos ou fluxos dos fluidos estão sujeitos a determinadas condições gerais, princípios e leis da dinâmica e à teoria da turbulência.
Abaixo estão listados os principais tipos de fluxos, que podem ser: laminar, turbulento, unidimensional, bidimensional, rotacional, irrotacional, permanente, variável, uniforme, variado, livre, forçado entre outros.
Escoamento laminar
Ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.
Escoamento turbulento
Ocorre quando as partículas de um fluido não movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, ou