atps de maquinas hidraulica
Passo 01 bombas hidráulicas e suas aplicações na engenharia mecânica
Motores Hidráulicos são motores que se diferenciam dos demais motores pela sua construção, característica e aplicabilidade, o que para outros tipos de motores talvez os locais aos quais são empregados tornariam desfavoráveis para se trabalharem, suas características potenciais esta no volume de absorção, na pressão máxima, nas faixas de rotações e torques desejados. Outro fator importante é que os motores hidráulicos são rotativos que em suas construções podem ser unidirecionais (um único sentido de rotação) ou bidirecionais (rotação em ambos os sentidos).
Passo 02 aplicações na Engenharia Mecânica, vantagens, desvantagens, manutenção e custos.
VANTAGENS
Fácil instalação dos diversos componentes, oferecendo grande flexibilidade inclusive em espaços reduzidos “o equivalente em sistemas mecânicos já não apresenta flexibilidade”; • Devido a baixa inércia os sistemas hidráulicos permitem uma rápida e suave inversão de movimentos. “não sendo possível obter esse resultado em sistemas mecânicos e elétricos”.
Permitem ajustes de variações micro métrica na velocidade. Já os mecânicos e elétricos só permitem ajustes escalonados de modo custoso e difícil; • Relação (peso x tamanho x potência consumida) muito menor que os demais sistemas; • São sistemas auto lubrificados, não ocorrendo o mesmo com sistemas mecânicos e elétricos.
Devido a ótima condutividade térmica do óleo geralmente o próprio reservatório acaba eliminando a necessidade de um trocador de calor; • Transformação da energia, tanto em movimento linear, como rotativo; • São sistemas de fácil proteção, os acionamentos, ao serem sobrecarregados, simplesmente param;
• Grande confiabilidade e durabilidade dos componentes por ser um sistema auto lubrificado; • Regulagem: as velocidades e forças dos elementos são reguláveis, em escala com grande precisão.
Desvantagens
Elevado custo inicial quando comparados a sistemas mecânicos e