eletronica
1.Sistemas Numéricos:
1.1 Números decimais
Números decimais são os que estamos acostumados a lidar na Matemática convencional. Também são conhecidos como números de base 10. Isso porque compreendem dez símbolos numéricos: os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.
Através da combinação desses dez números é possível representar todos os números decimais.
Quando um número decimal é lido da direita para a esquerda, a primeira posição do mesmo é representada pelo número 0. A posição do próximo número da esquerda para a direita é representada pelo número 1 e assim por diante.
1.2 Números binários.
Números binários são os mais importantes em computação. Quando falamos que computadores atuais são digitais, significa que processam os dados no formato binário.
Números binários também são conhecidos como números de base 2. Compreendem somente dois caracteres: o 0 e o 1.
Quando um número binário é lido da direita para a esquerda, assim como com os números decimais, sua posição colunar inicial é considerada 0. O próximo dígito mais à esquerda é considerado de posição 1 e assim por diante.
Cada dígito de um número binário é conhecido como bit. Nos exemplos da figura acima temos um número binário de 4 bits.
Para mensurar a capacidade de processamento de um computador assim como a capacidade de armazenamento é utilizado o conceito de byte (representado pela letra B maiúscula). Um byte equivale a aproximadamente 8 bits e é representado pela letra b minúscula. Um bit pode ser representado somente por duas entidades: ou um dígito 0 ou um dígito 1. Um caracter digitado no teclado tem, aproximadamente, 8 bits. Quando falamos que um byte equivale a aproximadamente 8 bits.
1.3 Números Hexadecimais
Os números hexadecimais são conhecidos como de base 16 e são utilizados na programação de microprocessadores. Oferecem uma forma mais legível para leitura, e, por isso, são muito utilizados em programação de baixo nível,