Eletronica industrial
Existem 2 tipos básicos de contadores:
◦ – Crescente ◦ – Decrescente
Os blocos de contadores são importantes porque na maioria das aplicações os processos evoluem em função de eventos internos, como, por exemplo, transcorrência de um determinado tempo, ou ainda, de eventos externos, como a contagem de um certo número de peças.
São instruções onde são armazenados o valor da contagem atual e o valor máximo a ser atingido. Os contadores podem ser incrementador ou decrementador. A contagem é feita por um contato contando o número de pulsos nesse contato e ao atingir o valor de contagem pré-definido o contato de saída é acionado.
O contador apresenta uma outra entrada, que é a entrada que habilita. Se um contato ligado a esta entrada for acionado, a contagem é habilitada, se for desacionado a contagem é zerada. Os contadores podem ser: Contador CTU (Count Up)
◦ Esta instrução deve ser usada contagem crescente de acordo com o número de vezes que o degrau passar da condição de falso para verdadeiro no contato de contagem. É importante que a sequência de transições de cada degrau de falso para verdadeiro não seja mais rápida que duas vezes o tempo de varredura do CLP.
Contador CTD (Count Down)
◦ Esta instrução deve ser usada contagem decrescente de acordo com o número de vezes que o degrau passar da condição de falso para verdadeiro no contato de contagem. É importante que a sequência de transições de cada degrau de falso para verdadeiro não seja mais rápida que duas vezes o tempo de varredura do CLP.
COMO USAR OS CONTADORES NO CODESYS 1- ADICIONE A BIBLIOTECA STANDARD COMO FEITO PARA OS TEMPORIZADORES CLIQUE NA LINHA DE PROGRAMAÇÃO ONDE IRÁ ADICIONAR O CONTADOR CLIQUE NO ICONE “BLOCO FUNCIONAL”. SELECIONE A PASTA COUNTER SELECIONE O TIPO DE CONTADOR QUE DESEJA
◦ CTU – COUNTER UP ◦ CTD- COUNTER DOWN ◦ CTUD- COUNTER UP AND DOWN