Eletronica digital - portas logicas
Nota: Para padronizar a submissão desta atividade, recomendamos que você use o espaço ao lado da questão para as respostas, mas pode ampliar os espaços (apenas se for necessário). Atividade 1) Apresente a implementação de um detector de zero. Incluir o desenho do circuito com porta(s) lógica(s) e uma descrição sucinta de seu funcionamento. Nota: considerar um somador de 4 bits. Resposta
Na Fig. 1, temos um esquema de portas lógicas para um somador completo, mostrando como é o funcionamento das decisões tomadas pelo sistema de acordo com o valor apresentado nas entradas dos bits (A e B), e que vai ser gerado em Q (soma dos bits) e em Carry Out. No caso do Carry In, só existirá valor se existir mais de 1 bit na soma, sendo esse valor fornecido pela soma anterior. Na Fig. 2, apenas um esquema resumido do somador completo, como se fosse um circuito digital. Na Fig. 3, temos um somador de 4 bits interligados para gerar o resultado da some e temos também no final, uma porta lógica com a função de detector de zero, que acusará inatividade caso todos os bits retornem ‘0’ como valor , mas caso algum deles retornem ‘1’, esse detector não acusará nada.
2) Escolha uma das questões propostas na página 35 (Questões) desta Aula 3 – Atividade 1 para responder de maneira clara e objetiva.
1. Como um bit é armazenado numa memória estática? R: Na memória estática os dados são gravados através de um circuito chamado flip-flop, onde este possibilida o registro de informação de um bit colocado numa determinada entrada após um pulso de clock. A saída desse flip-flop vai apresentar uma cópia da informação registrada inicialmente no momento em que o pulso de clock for emitido, e vai manter essa cópia da informação intacta, mesmo que a informação inicial seja alterada.
Notas: 1) Exceto a questão 5. 2) Incluir figura(s) se necessário. 3) Desenhe um decodificador necessário na seleção (CE = 1) de 4 (quatro) dispositivos que