Eletronica de potencia
Circuito Exercício 6
Forma de onda da tensão na carga
Forma de onda da tensão no diodo D2
Circuito Exercício 7
Supondo que o diodo D1 esteja queimado
Forma de onda da tensão na carga
Forma de onda da tensão no diodo na fase B
Circuito Exercício 8
Forma de onda da tensão na carga
Forma de onda da tensão no diodo D3
Circuito exercício 9
Supondo que o diodo D1 esteja queimado
Forma de onda da tensão na carga
Forma de onda da tensão no diodo D1 e D3
Forma de onda no diodo D1
Forma de onda no diodo D3
Questão 15
Diagrama integrado de disparo do TCA 785
A alimentação interna do TCA 785 é feita por uma fonte interna estabilizada e que admite ampla variação da fonte externa. Esta tensão é acessível pelo pino 8.
Detector de passagem por zero (DPZ) – detecta o sinal de frequência da rede
Gerador de rampa – Um gerador de rampa é construído através de uma fonte de corrente (interna ao CI) que carrega um capacitor externo conectado ao pino 10. O valor da corrente pode ser controlado através de um resistor colocado no pino 9, determinando a inclinação da rampa. Toda rampa se inicia quando ocorre um cruzamento por zero na tensão CA de alimentação e termina no próximo cruzamento, quando o registro de sincronismo aciona o transistor de descarga.
Comparador de disparo dos pulsos - Uma tensão de controle é aplicada no pino 11 e seu valor é comparado com a rampa. Quando a rampa se torna maior, é gerado um pulso na saída A1 (pino 14) ou em A2 (pino 15), dependendo da polaridade do sinal CA de sincronismo. É possível ainda pulsos mais longos através da conexão de um capacitor ao pino 12 ou mesmo de sua ligação ao terra. A ligação do pino 13 ao terra também aumenta a extensão do pulso.
Algumas saídas podem ser inibidas através do pino