Eletromagnetismo
CAMPO MAGNÉTICO O conceito de campo magnético surgiu a partir da observação dos efeitos do imã ao seu redor. A essa região onde os efeitos são sentidos, foi dado o nome de campo magnético. O efeito observado era a formação de espécies de linhas. O vetor magnético é tangente a essas linhas de campo e como a força que passa não possui a mesma direção, como no caso do campo elétrico, elas receberam o nome de linhas de campo. Essas linhas são continuas, ou seja, atravessam o imã. Dentro dele, vão do polo norte para o polo sul e fora, do polo sul para o polo norte. Um imã presente em um campo magnético tende a girar, pois sempre irá haver duas forças iguais e opostas atuando nele, justamente os polos.
Para determinar o vetor campo magnético é utilizado uma partícula q positiva, com velocidade v que sofre ação de uma força F perpendicular. Isso em um sistema de referência onde define-se um campo B que ira formar um determinado ângulo.
Se a velocidade possuir a mesma direção do campo, a força é nula. O campo tem como definição:
Quando o ângulo for de 90° a força é máxima. Quando um condutor retilíneo é percorrido por uma corrente em um determinado comprimento e imerso em um campo, também sofre ação de uma força magnética dada por:
CAMPO MAGNETICO DA TERRA O campo magnético da Terra é semelhante a um dipolo magnético, com os polos magnéticos muito próximos aos geográficos (norte-sul), mas que ao traçar uma linha imaginaria, há uma inclinação de 11,3° em relação eixo de rotação. Possui como teoria mais aceita para sua origem a do dínamo. Ele é semelhante á um imã de barra, mas não é formado pelo movimento dos elétrons dentro do átomo de ferro, e sim pelas correntes elétricas do núcleo externo líquido.