Eletromagnetismo
Objetivos:
Com o objetivo de preservar os recursos naturais do planeta e diminuir os impactos ambientais deu-se inicio a busca por fonte de energia com baixo custo ambiental, denominadas fontes alternativas. Essas fontes além de não prejudicar a natureza, são renováveis e cada vez mais essas energias vêm ganhando espaço e competindo com as energias ‘’poluentes’’.
Esse trabalho tem por objetivo introduzir o conceito transformação e aproveitamento de energia usando recurso renovável. Será apresentada ao decorrer do trabalho uma fonte de energia chamada eólica, que nada mais é que a energia cinética originada pelo vento, sendo utilizada para realizar trabalho e sendo transformada em energia elétrica. Com isso construiremos um pequeno cata-vento (com garrafa pet) capaz de movimentar um dínamo com velocidade suficiente para gerar energia elétrica que possa acender uma lâmpada pequena (LED).
Desde a Grécia Antiga, fenômenos magnéticos e elétricos são conhecidos. Mas foi somente no início do século XVII que se começaram a realizar conclusões científicas destes fenômenos.2 Durante estes dois séculos, XVII e XVIII, célebres cientistas como William Gilbert, Otto von Guericke, Stephen Gray, Benjamin Franklin, Alessandro Volta entre outros, dedicaram-se a investigar estes dois fenômenos separadamente e chegando a conclusões coerentes com seus experimentos.
No início do século XIX, Hans Christian Ørsted obteve evidência empírica da relação entre os fenômenos magnéticos e elétricos. A partir daí, os trabalhos de físicos como André-Marie Ampère, William Sturgeon, Joseph Henry, Georg Simon Ohm, Michael Faraday foram unificados por James Clerk Maxwell em 1861 sob equações que descreviam ambos os fenômenos como um só: o fenômeno eletromagnético.2
James Clerk Maxwell.
As chamadas equações de Maxwell demonstravam que os campos elétricos e os campos magnéticos eram manifestações de um só campo eletromagnético. Além