Fisicas,3 esperimentos(explicações)
Como fazer retornar à forma normal uma bolinha de pingue-pongue amassada?
"Quando se coloca a bolinha de pingue-pongue na água quente, a água aquece o ar que se encontra dentro da bolinha, fazendo assim com que a pressão do ar aumente. A diferença entre a pressão interna e externa gera uma força que empurra as paredes da bolinha para fora, e essa força desamassa a parede da bolinha. É como amassar uma garrafa de refrigerante com refrigerante dentro e depois sacudir: o gás que escapa do refrigerante causa um aumento de pressão e faz a garrafa desamassar."
Como aumentar a pressão do ar dentro de uma garrafa de refrigerante?
Quando a gente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentando também o ar que está dentro dela. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar. O ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão. Enquanto isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela pressão atmosférica. garrafa amassada
Quando fechamos a garrafa, isolamos o vapor-d’água, de temperatura maior que a do ar atmosférico, dentro da garrafa. O mesmo aconteceu com o vapor dentro do vagão-tanque. Como o ar está quente internamente, a agitação das moléculas é grande e, por consequência dessa agitação, elas precisam de maior volume.
Ao colocarmos a garrafa em contato com a água fria, houve troca de calor, o vapor interno esfriou, diminuindo a temperatura e a pressão interna. Com a diminuição da pressão interna, a pressão externa ficou maior, e atuou na garrafa, esmagando-a pelo fato de haver diferença de pressão.
O Mentos faz algo muito parecido, ele age como um canalizador para as moléculas do gás. Isso ocorre porque a superfície do Mentos é toda feita de poros microscópicos, que nós não conseguimos ver a olho nu. Em contato com o refrigerante, as moléculas de gás encontram um caminho perfeito para escapar e saem do refrigerante quase