Eletromagnetismo No R Dio
A relação inversa, isto é, que um campo elétrico variável induz um campo magnético, foi proposta por James Clerk Maxwell em 1873, quando ele introduziu suas quatro equações que hoje em dia são famosas, e que são a base para compreensão e utilização das ondas de rádio.
As equações de Maxwell representam os fundamentos da teoria eletromagnética clássica.
"Volta e meia se afirma no meio científico que a beleza natural das equações de Maxwell representa um dos maiores feitos intelectuais de nossa espécie. É pouco provável que a encontraremos representadas em algum quadro em um museu ou muito menos reproduzidas em alguma música tocada por algum conjunto pop. De qualquer forma, estas equações não precisam de destaque em algum lugar para exibição, pois estas estão relacionadas a praticamente todos os fenômenos e estão entre as ferramentas as quais nossa atual tecnologia foi concebida."
James Clerk Maxwell
https://www.youtube.com/watch?v=FYArBYl9V6o
Henrich Rudolph Hertz
Grande contribuição foi dada pelo professor alemão Henrich Rudolph Hertz que comprovou na prática em 1890 a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de "ONDAS DE RÁDIO". Suas experiências basearam-se na teoria de Maxwell.
Hertz descobriu que ao fazer saltar uma chispa em seu aparelho oscilador, saltavam também chispas entre as pontas de um arco de metal colocado a certa distância denominado ressonador. Hertz demonstrou com essa experiência que as ondas eletromagnéticas tem a mesma velocidade que as ondas de luz. Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de "Ondas Hertzianas" , usando-se também o "HERTZ" como unidade de frequência.
Muitos personagens da história do rádio contribuíram para o aperfeiçoamento da transmissão e recepção dos sinais eletromagnéticos. “Assim temos o Professor Pupim que em 1887 descobriu a “Sintonia Elétrica” usada em quase todos os aparelhos de rádio, Branly que em 1892 descobriu seu famoso ‘COHESOR”, Popoff que