Eletroimã
RUA: GETÚLIO VARGAS FONE: 3646-3152
FEIRA DE CIÊNCIAS:
ELETROÍMÃ
PITANGA, PR
2013
CRISTOVÃO MANSANO Nº: 08
LUCAS EMANOEL Nº: 18
PEDRO JUNIOR Nº: 23
LUCAS MANCHUR Nº: 28
FEIRA DE CIÊNCIAS:
ELETROÍMÃ
Trabalho apresentado na Feira De Ciências, como requisito parcial de obtenção de nota referente ao 3º bimestre nas matérias de Biologia, Química e Física.
Professores: Adelaine, Eliane, Roberto.
PITANGA, PR
2013
ELETROÍMÃ
INTRODUÇÃO
A ideia básica por trás de um eletroímã é extremamente simples: ao passar uma corrente elétrica por um fio, é possível criar um campo magnético. Usando este princípio simples, é possível criar todos os tipos de coisas, incluindo motores, solenoides, cabeçotes de leitura/gravação para discos rígidos e toca-fitas, alto-falantes e outras coisas mais. Neste artigo, você vai aprender como os eletroímãs funcionam e também vai ter a chance de testar vários experimentos com um Eletroímã que você pode criar sozinho.
ÍMÃ COMUM
Antes de falar sobre os eletroímãs, vamos falar sobre os ímãs normais e "permanentes" como os que colocamos na geladeira.
Os ímãs têm 2 lados, normalmente marcados com "norte" e "sul", e eles atraem coisas feitas de ferro ou aço. Provavelmente você sabe a lei fundamental de todos os ímãs: os lados opostos se atraem e os iguais se repelem. Por isso, se tiver 2 barras de ímã com extremidades marcadas "norte" e "sul", a extremidade norte de um ímã irá atrair a extremidade sul do outro. Por outro lado, a extremidade norte de um ímã irá repelir a extremidade norte do outro (e de maneira semelhante, a sul de um irá repelir a sul do outro).
Um eletroímã é muito semelhante, exceto pelo fato de que é "temporário", ou seja, o campo magnético só existe quando a corrente elétrica está passando.
ELETROÍMÃ
Um eletroímã começa com uma pilha ou bateria (ou alguma outra fonte de energia) e um fio. O que a pilha produz são os elétrons.
Se você olhar