Praticas Funcoes Quimicas 1
CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA e AÇÃO de INDICADORES
1. Introdução A teoria de Arrhenius é muito importante para entender a condutividade elétrica, pois diz que quando uma substância dissolve-se em água, vai-se dividindo em partículas cada vez menores. Em alguns casos, essa divisão para nas moléculas e a solução não conduz a corrente elétrica. Em outros casos, a divisão vai além de moléculas; estas se dividem em partículas ainda menores, com carga elétrica, denominadas íons. Nestes casos, a solução conduz a corrente elétrica.
A corrente elétrica é usada para especificar o caráter elétrico de um material. Ela é inversamente proporcional à resistividade e é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica.
2. Objetivo Testar a condutibilidade elétrica de algumas soluções caseiras e observar a cor que a solução terá após a aplicação da solução de repolho roxo.
3. Materiais e vidrarias necessárias
Água de torneira Água + sal
Bicarbonato de sódio + água
Água + açúcar
Água + soda cáustica
Vinagre
Solução de hipoclorito de sódio Leite de magnésia
Água + detergente
Água + sabonete Leite Desnatado Álcool Lâmpada
4. Procedimento da prática Foi montado um circuito com uma lâmpada. As extremidades dos fios foram mergulhadas nas soluções a serem analisadas. Observou-se a intensidade da luminosidade da lâmpada. Toda vez que trocar de recipiente desligar a lâmpada da tomada e limpar os fios.
Parte I: condutibilidade elétrica
1. Numere os recipientes de 1 a 10.
2. Prepare as soluções relacionadas na tabela abaixo.
3. Mergulhe os dois eletrodos (extremidades desencapadas dos fios) no frasco 1 e, sem encostar uma extremidade na outra, ligue a tomada na rede elétrica.
4. Anote suas observações na Tabela II (abaixo).
5. Desligue a tomada da rede.
6. Retire os eletrodos da solução, lave-os bem com água destilada e