Eletroima - fisica
ELETROÍMÃ
Trabalho desenvolvido pelas alunas:
_______________________,
do 3º ano Turma: EM01 com o monitoramento do professor: Jaguaraci, para a disciplina de Física.
Salvador-BA
2011
INTRODUÇÃO
O melhor modo para se entender como um ímã funciona é fazer a experiência do eletroímã. A idéia básica por trás de um eletroímã é extremamente simples: ao passar uma corrente elétrica por um fio, é possível criar um campo magnético.
EXPERIÊNCIA
MATERIAL:
1. Um prego grande
2. Uma pilha de 9 volts, pode também usar uma de 1,5v porém a bateria esquentará por ser menos potente.
3. Fio de cobre esmaltado
4. Palha de aço
5. Clipe ou qualquer material metálico.
COMO FAZER:
1. Enrola-se o fio de uma ponta a outra do prego e dê várias voltas em torno dele, deixando um pedaço de sobra em cada ponta. (como na imagem abaixo)
2. Raspe as extremidades do fio de cobre, com a palha de aço para retirar qualquer resíduo que possa interferir ou dar mau contato. (como na imagem abaixo)
3. Ligue as pontas do fio uma ponta no polo negativo e outra no positivo da pilha.
4. Encoste a ponta do prego no clipe ou em qualquer outro material metálico e levante a pilha ou o prego, mas cuidado para o fio não escapar.
O QUE ACONTECE:
O prego atrai o clipe como um imã.
PORQUE ACONTECE?
Porque a pilha fornece energia para que haja uma corrente elétrica passando pelo fio. Isso faz com que o prego e o fio enrolado se comportem como um imã, por isso acaba atraindo o clipe. O magnetismo dele é produzido pela corrente elétrica.
CONCLUSÃO
Sabe-se que o fio de cobre, desligado da pilha, não atrai o clipe. Mas, ao ligá-lo na bateria, ele passa a funcionar como um ímã ou eletroímã. A diferença está no movimento de pequenas partículas atômicas conhecidas como elétrons. Quando o fio é ligado à pilha, o movimento desses elétrons passa a ser ordenado do polo negativo ao positivo da bateria. Esse