instrumentação
Título do Projeto: “Guindaste Elétrico”
Sub-Título: “Guindaste com Eletroímã”
Aluno: Daniel José Guimarães Prates (RA: 019357) prates10@hotmail.com Orientador: Prof. Dr. Dirceu da Silva dirceu@unicamp.br Professor responsável: Prof. Dr. Joaquim José Lunazzi lunazzi@ifi.unicamp.br IFGW, Unicamp
6-1
Introdução:
Os guindastes elétricos (figura 1) são de grande utilidade hoje em dia para movimentação de contêineres nos portos e cidades em geral. Também são utilizados em ferros velhos e outros lugares que necessitam movimentar objetos metálicos pesados.
Figura 1: Guindaste elétrico de pórtico da marca KRANBAU EBERS tipo EWK cap. 3,200
KG.
A construção do guindaste nesse experimento se dará em três partes, como previsto no projeto: 1) eletroímã, 2) base e braço do Guindaste, 3) sistema de controle.
O eletroímã (figura 2), que é à parte a qual nos prenderemos conceitualmente neste experimento como previsto no projeto, é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético. Constrói-se um eletroímã simples enrolando-se um fio elétrico (geralmente cobre) ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto (materiais ferromagnéticos em geral). Portanto através da construção de um guindaste elétrico demonstraremos o funcionamento de um eletroímã, e explicaremos experimentalmente a teoria eletromagnética envolvida neste dispositivo.
Teoria esta que para muitos é de difícil compreensão, pois envolve conceitos abstratos (por exemplo, campo magnético).
6-2
Figura 2: Representação de um eletroímã simples.
Assim este experimento poderá ser aplicado em sala de aula tanto para alunos do ensino médio quanto para universitários dos cursos de exatas, auxiliando-os assim na aprendizagem dos conceitos físicos do eletromagnetismo envolvidos neste projeto.
Como perspectiva futura, esperamos que este projeto possa ser utilizado também para explicar outros