Trabalho de Física-Eletroímã
Eletroímã
Objetivo da experiência
Construir um eletroímã feito de prego, com algum fio condutor de energia (ex.: cobre) e uma pilha para fazer com que este levante e segure objetos de metais (ele é capaz de segurar um martelo).
Materiais necessários
Um prego de tamanho médio
2 pilhas D de 1,5 volt cada
Um interruptor
Fita isolante
Fio de cobre esmaltado
Uma lixa de unha
Montagem da experiência
1. Enrole o fio de cobre no prego, o ideal é enrolar duas camadas ao redor do prego deixando 20 cm do fio sem enrolar.
2.Com a ajuda da lixa raspe as pontas do fio para deixá-las expostas.
3.Conecte o fio nas pilhas (cada ponta em polos opostos da pilha uma no polo negativo e outra no polo positivo) com a fita adesiva. Também com a fita adesiva conecte as duas pilhas juntas.
4.Com a fita adesiva conecte o interruptor em cima de um dos polos das pilhas. É importante usar o interruptor para ligar e desligar o eletroímã, pois as pilhas podem esquentar muito e queimar seus dedos.
Conclusão
Um eletroímã começa com uma pilha ou bateria (ou alguma outra fonte de energia) e um fio. O que a pilha produz são os elétrons.
Em qualquer pilha D (uma pilha de lanterna, por exemplo), se veem que há duas extremidades, uma marcada com um sinal de mais (+) e outra marcada com o sinal de menos (-). Os elétrons estão agrupados na extremidade negativa da pilha e, podem fluir para a extremidade positiva, com o auxílio de um fio.
Se você conectar um fio diretamente entre os terminais positivo e negativo de uma pilha, três coisas irão acontecer:
1.Os elétrons irão fluir do lado negativo da pilha até o lado positivo o mais rápido que puderem;
2.A pilha irá descarregar bem rápido (em questão de minutos). Por esse motivo, não costuma ser uma boa ideia conectar os 2 terminais de uma pilha diretamente um ao outro, normalmente, você conecta algum tipo de carga no meio do fio. Essa carga pode ser um motor, uma lâmpada, um