Eletroforese em gel
A técnica de Eletroforese foi criado em 1937 pelo Arne Tisalius. Inicialmente, este químico desenvolveu a eletroforese livre que analisava proteínas em soro, o que garantiu o seu premio Nobel em 1948.
Definição:
A Eletroforese analisa a separação de macromoléculas como proteínas e Ácidos nucleicos em seu tamanho, carga e tipo.
Esta técnica tem como conceito que essas macromoléculas são colocadas em um campo elétrico podendo migrar para polo negativo ou positivo.
Proteínas: Podem ser cargas liquidas negativa ou positiva.
DNA: É sempre negativa- Fosfato-
A mobilidade eletroforética é dada por: μ= v/E = Z/f Onde a: Mobilidade eletroforética (μ) é a razão entre a velocidade(v) da macromolécula e o potencial elétrico (E) que move a macromolécula ou a razão entre a carga líquida(Z) e o coeficiente de atrito(f).
Local realizado:
A Eletroforese é realizada dentro de uma matriz ou gel.
Usada principalmente em:
- Identificação de pessoas: Em testes de paternidade, comparando o DNA do suposto pai,da mãe e do filho;
-Identificação de criminosos.
- Na Indústria Farmacêutica (Vacinas, Reagentes de diagnóstico);
- Na Agropecuária (Animais e plantas transgênicos).
Composição do gel:
Poliacrilamida: • Polímero de ligação cruzada de acrilamida. •O Gel Poliacrilamida pode ser: Desnaturante : com presença de ureia, separa e purifica fitas simples. Não desnaturante: separa e purifica fitas duplas, sem presença de ureia.
Agarose : • É um hidrocolóide : Polissacarídeos extraídos de algas marinhas. • Equipamento e reagentes para gel de agarose:
-Uma cuba de eletroforese e uma fonte de força -Bandejas de Gel, em diferentes tamanhos de plástico transparente à UV. - Pentes para fazer