ELETROEROSAO
Processos de usinagem:
Eletroerosão
Alunos: Markus Nohel
Daniel Saraiva
Daniel Almeida
Porto Alegre, 10 de Maio de 2010.
Definição:
É um processo de fabricação, em grande parte não visível, caracterizado pela remoção de material (partículas metálicas) por meio de sucessões de descargas elétricas entre um eletrodo e uma peça, através de um líquido dielétrico.
Classificação
Distinguem-se por dois processos:
• Eletroerosão por arco: descargas elétricas estacionárias (arcos elétricos) aplicadas por curto intervalo de tempo em locais diferente promovem a remoção do material.
• Eletroerosão por faísca: caracteriza-se por termos descargas elétricas não estacionárias (faíscas) aplicadas em pequeníssimos intervalos de tempo em locais diferentes.
Princípio da Remoção
A remoção do material da peça é realizada pela microfusão em uma porção localizada da peça, através de uma descarga elétrica.
É um processo de conformação em que o eletrodo ferramenta produz a sua imagem no eletrodo peça. O processo é efetuado sob um líquido não condutor de eletricidade (dielétrico: querosene, gasolina de teste, óleo de transformador).
Materiais usináveis por eletroerosão
A eletroerosão é Indicada para processos complexos em materiais de alta dureza, ponto de fusão bem definido, elevado calor latente, de difícil usinagem por processos convencionais.
Ela é limitada pela necessidade desses materiais serem condutores de eletricidade independentes de serem metálicos ou não.
Benefícios:
A eletroerosão é um processo de alta precisão, utilizado na usinagem de peças com desenhos complexos ou de matérias muito duros e resistentes. .
Eletroerosão por Penetração:
Definição:
Consiste em um processo onde a peça permanece submersa em um líquido(dielétrico) e, portanto, há rápida dissipação do calor gerado no