ELETRODUTOS
Tipos e aplicação
Em função do material utilizado em sua fabricação:
Os eletrodutos podem ser: metálicos (magnéticos) ou isolantes (não magnéticos).
Segundo a IEC*-614:
Segundo esta norma os eletrodutos podem ser: rígidos, curváveis transversalmente elásticos e flexíveis.
Eletro dutos metálicos rígidos
Os eletrodutos metálicos rígidos são, geralmente, de aço-carbono, com proteção interna e externa feita com materiais resistentes à corrosão, podendo, em certos casos, ser fabricados em aço especial ou em alumínio.
Normalmente, a proteção dos eletrodutos de aço-carbono é realizada através de revestimento de zinco aplicado por imersão a quente (galvanização) ou zincagem em linha com cromatização, ou ainda através de revestimento com tinta ou esmalte, ou com composto asfáltico (externamente).
Aplicação
Os eletrodutos galvanizados são geralmente utilizados em instalações externas (aparentes); podem ser também usados em linhas subterrâneas, em contato direto com a terra ou envelopados em concreto.
Os eletrodutos esmaltados só devem ser usados em instalações internas, em linhas embutidas ou em linhas aparentes nos locais onde a presença de substâncias corrosivas não seja notável.
No Brasil, os eletrodutos metálicos rígidos devem obedecer às normas:
NBR 5597/1995 - Eletroduto rígido de aço-carbono com revestimento protetor, com rosca ANSI/ASME B1.20.1 (Especificação).
NOTA: Os eletrodutos fabricados segundo esta norma (dois tipos: pesado e extra) são, em princípio, destinados a instalações industriais e análogas.
NBR 5598/1993 - Eletroduto rígido de aço-carbono com revestimento protetor, com rosca NBR 6414 (Especificação).
NOTA: Os eletrodutos fabricados segundo esta norma (um único tipo) são de paredes mais grossas e em princípio, destinadas também a instalações industriais e análogas.
NBR 5624/1993 - Eletroduto rígido de aço-carbono, com costura, com revestimento protetor, e rosca NBR 8133 (Especificação). NOTA: Os eletrodutos