Eletrodo Sacrifício
CURSO ENGENHARIA CIVIL http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA
NOMES:
ELETRODO DE SACRIFÍCIO E PROTEÇÃO METÁLICA
CASCAVEL, 04/08/2014
1-TÍTULO:
Prática 01: Realizada em 04/08/2014.
Eletrodo de Sacrifício e Proteção Metálica.
2. OBJETIVO:
Proteger metais menos nobres com eletrodo sacrifício.
3. RESUMO:
O desenvolvimento da prática compreendeu quatro procedimentos distintos, nos quais cada um utilizava um copo diferente. No copo 01, foi colocado apenas um prego. No copo 02, foi fixado um pedaço de zinco em volta do prego com um fio de naylon. No 03, continha uma fita de magnésio fixada com um fio de naylon junto há um prego. E no copo 04, havia um prego enrolado no fio de cobre. Em todos os copos havia água suficiente para cobri-los. Os resultados obtidos não alcançaram seus objetivos, pois houve a corrosão dos pregos no final do experimento.
4. INTRODUÇÃO:
A corrosão dos metais é um processo eletroquímico espontâneo de deterioração por meio de reações de oxirredução entre o metal e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Isso ocorre devido esses metais possuírem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio, fazendo com que perca elétrons. Uma das técnicas para combater essa corrosão é o eletrodo sacrifício, que consiste em utilizar um metal em estruturas expostas a ambientes oxidantes, com objetivo de serem oxidadas em seu lugar. Para isso, esse metal deve possuir menor potencial de redução do que o material utilizado na estrutura.
O seguinte trabalho tem o objetivo demonstrar a técnica do eletrodo sacrifício realizada no laboratório, identificando quais metais que, em contato com água, sofreram com a oxidação e perderam elétrons. Também identificar as causas dos resultados obtidos e comparar os mesmos com o conteúdo estudado em sala.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
No