Eletricidade
RECIFE-PE
2013
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – UNIVERSO
CAMPUS RECIFE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DOCENTE: JOSÉ MÁRIO ALEXANDRE
JOELSON
ELETRICIDADE APLICADA
RECIFE-PE
2013
5.1 - Na figura 4 da pagina 9, o circuito é composto por 3 lâmpadas (L1,L2 e L3) e estão associadas em serie.
5.2 - A tensão que existe nos pontos A e B é 2,4 µV (200µ).
5.3 - Na medida em que retiramos a lâmpada 2 (L2) todo o circuito se apaga,pois num circuito com lâmpadas em serie(associação em serie) uma lâmpada depende da outra para acender,se uma lâmpada é retirada a correte é impedida de passar de um pólo para outro.A observação também vale para a lâmpada 1 (L1) e também a lâmpada 3 (L3).
No caso de um circuito em serie, independente do numero de lâmpadas existente no circuito uma depende da outra, ou seja, qualquer que seja a lâmpada que queimar as outras não acenderá, pois a correte não consegue percorrer todo o circuito saindo de um pólo até o outro.
5.4 - Na figura 5 da pagina 9, o circuito é composto por 3 lâmpadas(L1,L2 e L3) onde o sentido da corrente está no sentido horário,saindo do pólo positivo da fonte de alimentação e retorna pelo pólo negativo da fonte de alimentação, a associação do circuito é paralelo.
Ao fechar o circuito e retiramos a lâmpada 2 (L2), todas as lâmpadas (L1 e L3) continuam ligadas, pois na associação em paralelo um lâmpada não depende da outra para funcionar, também vale para as demais lâmpadas, numa associação em paralelo as lâmpadas são ligadas independentemente uma da outra.
5.5 - No circuito um serie, pois para o funcionamento do circuito todas as lâmpadas têm que esta funcionando normalmente.
5.6 - Na associação em paralelo,pois nela a tensão é a mesma para cada lâmpada, diferente da associação em serie que a tensão é consumida a medida que passa pelas lâmpadas.
5.7 - Não, pois o circuito de uma casa é formado por associação em paralelo, onde uma lâmpada não depende da outra