Leia os textos elaborados pelo professor sobre a crise de 1929, new deal e as crises de 2008 e 2010 e responder as questões envolvidas.
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Profª. João Luiz de Souza Lima
Curso: Gestão Pública
Nome: Greice Ferreira da Silva RGM: 330418
ATIVIDADE UNI II- Leitura complementar : livro A História da Riqueza do Homem de Leo Huberman da Editora Zahar
Leia os textos elaborados pelo professor sobre a Crise de 1929, New Deal e as Crises de 2008 e 2010 e responder as questões envolvidas.
1- Quais foram às questões fundamentais que envolveram as Crises de 1929, 2008 e 2010? Há correlação entre as três Crises?
Em 1929, os Estados Unidos adotavam o padrão-ouro. Com déficits seguidos na sua balança comercial, os americanos tinham que transferir o ouro para outros países. Com menos reservas em ouro, eram obrigados então a reduzir a quantidade de dólares na economia, em 2008 A Crise Econômico-Financeira está ligada com o estouro da bolha imobiliária, nos Estados Unidos, um ano antes, ou seja, em agosto de 2007, relacionada a hipotecas de alto risco chamadas de “subprimes”.Em 2010 A ameaça desta vez é o elevado endividamento público, que afeta dois dos principais motores da economia mundial os Estados Unidos e a União Europeia .Muitos analistas tentam encontrar semelhanças entre a crise financeira atual e a Crise de 1929. A rigor existe apenas uma grande semelhança entre a crise atual e a de 1929: ambas foram causadas pelo Estado, Há diferenças profundas entre o que está a acontecer atualmente e o que aconteceu na crise de 1929.
Uma mudança é que possuímos, neste momento, economistas e políticos que conhecem profundamente o problema e que podem acabar caminhando na direção certa para correção da crise de 2009.
2- Conforme divulgado pela mídia recentemente, quais são as causas da Crise na União Europeia (EU), tendo como “estopim” a quebra da Grécia em termos fiscais e monetários?
As Causas da Crise europeia foi o Endividamento público elevado, principalmente de países como a Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda e a