Eletricidade
1.1 – ÁTOMOS E ELÉTRONS.
1.1.1 – INTRODUÇÃO
Em qualquer substância existente na natureza , a menor partícula que pode existir por si mesma, conservando todas as características dessa substância é chamada de molécula. Em outras palavras, a molécula é a menor porção possível de qualquer substância. Assim, por exemplo, a menor porção possível de água seria a molécula de água. As moléculas, por sua vez, são compostas de partículas menores, os
1.1.2 – O ÁTOMO
O átomo é a menor parte de uma molécula, que por sua vez é dividida em prótons (+) que têm uma carga elétrica positiva, elétrons (-) que tem uma carga elétrica negativa e os neutrons que como o próprio nome já diz, não possuem carga elétrica. Todos os átomos, são formados por diferentes quantidades dessas partículas, sendo que o mais simples deles é o átomo de hidrogênio, formado por um elétron girando em torno do núcleo contendo um próton, como mostra a figura 1.
- ELÉTRON
NÚCLEO
+ Próton
ÁTOMO DE HIDROGÊNIO
FIG.1
Os elétrons giram em torno do núcleo em alta velocidade, da ordem de 1013 voltas por segundo, descrevendo ao longo de sua trajetória uma órbita elíptica.
1.1.3 - O ELÉTRON:
Os elétrons encontram–se distribuídos ao redor do núcleo em camadas concêntricas, podendo existir até 7 camadas, dependendo do seu número de elétrons. As camadas são denominadas pelas letras K, L, M, N, O, P, Q e nestas os elétrons são distribuídos da seguinte forma:
K=2 L=8 M=18 N=32 O=32 P=18 Q=2
O P Q Fig.2
sua última camada, está eletricamente positivo e recebe o nome de . Por outro lado quando