eletricidade
174
Método Universal de Obtenção do Equivalente de Thevenin
João Nuno Matos
Resumo- Neste artigo mostra-se como é possível obter de um modo universal o Equivalente de Thevenin dum circuito linear e resistivo.
Abstract- An alternative method to obtain Thevenin
Equivalent of a linear resistive circuit is showed. This method is universal for any kind of linear resistive circuit.
I. INTRODUÇÃO
O Teorema de Thevenin diz-nos que o efeito produzido por circuito, linear e resistivo, em dois dos seus terminais é equivalente ao produzido por um circuito, conhecido por equivalente de Thevenin. Este circuito é constituído por uma fonte independente de tensão em série com uma resistência. Embora este conceito se possa estender a outros circuitos lineares, serão apenas considerados circuitos resistivos.
Tradicionalmente o equivalente de Thevenin é obtido em duas fases: cálculo da tensão equivalente de Thevenin ou tensão em circuito aberto e cálculo da resistência equivalente. Para a obtenção da resistência equivalente ainda é usual classificar o circuito numa das seguintes três classes: constituído exclusivamente por fontes independentes e resistências, exclusivamente por fontes dependentes e resistências e com os dois tipos de fontes e resistências. Em função da classe a que pertença o circuito usam-se técnicas distinta de obtenção da resistência equivalente. Este método continua a ser ensinado na generalidade dos cursos como o atestam duas das mais recentes publicações nesta matéria [1,2].
Neste artigo é apresentado um método que permite obter o equivalente de Thevenin de modo universal qualquer que seja o circuito, supostamente linear e resistivo. A favor deste método apresentam-se três características:
•redução do esforço de cálculo, na maioria das situações;
•demonstração automática do teorema de Thevenin;
•excelente aceitação por parte dos estudantes.
Circuito
linear