Eletricidade
Relés Térmicos.
O relé térmico é o dispositivo mais indicado para proteger motores contra sobrecargas. Seu princípio de funcionamento baseia-se na dilatação diferenciada que ocorre em corpos constituídos por materiais diferentes. Assim, um relé térmico é constituído por uma haste bimetálica que, quando percorrida por uma corrente elétrica, se flexiona em função do aquecimento que causa uma dilatação diferenciada dos metais. A Figura seguinte ilustra o princípio de funcionamento de um relé térmico.
Contator
As elevadas correntes que são drenadas pelos equipamentos industriais, principalmente os motores de alta potência impede que interruptores comuns sejam usados para seu controle.
De fato, além de termos uma forte carga indutiva nesses motores, suas correntes iniciais podem alcançar valores de centenas ou milhares de ampères. O arco formado na abertura dos contactos, e o efeito de repique no fechamento poderiam distribuir de forma aleatória a corrente pela superfície desses contactos causando sua queima em pouco tempo, conforme mostra a figura 1.
DISJUNTORES TÉRMICOS
Os disjuntores térmicos utilizam a deformação de placas bimetálicas causada pelo seu aquecimento. Quando uma sobrecarga de corrente atravessa a placa bimetálica existente num disjuntor térmico ou quando atravessa uma bobina situada próxima dessa placa, aquece-a, por efeito de Joule, diretamente no primeiro caso e indiretamente no segundo, causando a sua deformação. A deformação desencadeia mecanicamente a interrupção de um contacto que abre o circuito elétrico protegido.
Um disjuntor térmico é, assim, um sistema eletromecânico simples e robusto. Em contrapartida, não é muito preciso e dispõe de um tempo de reação relativamente lento.
A proteção térmica tem como função principal a de proteger os condutores contra os sobreaquecimentos provocados pelas sobrecargas prolongadas na instalação elétrica.