Eletricidade
O circuito elétrico é o conjunto de caminhos que permitem a passagem da corrente elétrica e é constituído por um conjunto de elementos elétrico ligado uns aos outros e conectados aos polos de um gerador. O circuito elétrico é denominado simples quando oferece um só caminho para circulação da corrente elétrica. Os elementos seriam os resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, interruptores e entre outros.
Para medir a intensidade da corrente elétrica e a ddp existentes entre dois pontos são usados o amperímento, aparelho usado para medir a intensidade da corrente, e o voltímetro, para medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito.
O resistor é um dispositivo elétrico que tem o objetivo de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, e com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade. São feitos com material condutor de alta resistividade elétrica, o mais comum é o carbono. Eles são encontrados em diversos aparelhos eletrônicos como, por exemplo, televisores, rádios e amplificadores.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um ohmímetro. O código de cores é usado, pois o tamanho de um resistor é muito pequeno para imprimir seu valor. Esse código consiste em faixas coloridas indicadas como a, b, c e % de tolerância, no corpo do resistor. As primeiras três faixas servem para indicar o valor nominal de sua resistência e a última faixa, a porcentagem na qual a resistência pode variar seu valor nominal.
Eles podem ser associados, pois em alguns sistemas não é possível alcançar um nível de resistência com somente um resistor. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor