Eletricidade
Curso: Engenharia de produção.
Disciplina: Eletricidade Aplicada.
Professor: Jean Silva Moreira.
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Alunos do 6º período:
Gustavo Vieira Calegario – 201201642035
Jorge Ricardo Z Coutinho – 201102187372
Maxwel Delunardo – 201301289991
Vitória
Março / 2014
Gustavo Vieira Calegario
Jorge Ricardo Z Coutinho
Maxwel Delunardo
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Eletricidade Aplicada curso de Engenharia de Produção da Faculdade Estácio de Sá ministrado pelo Professor Jean Silva Moreira.
Vitória
Março / 2014
SUMÁRIO
OBJETIVO
O objetivo da experiência é adquirir habilidade no manuseio do multímetro digital e analógico para medição de resistências e no uso do protoboard na montagem de circuitos eletrônicos. Pretende-se também reforçar a base teórica com a investigação e a verificação do conceito de resistência equivalente. INTRODUÇÃO
O experimento consiste em duas etapas, Primeiro, considerando os resistores: R1, R2, R3, R4, R5, R6. Preencher uma tabela com os códigos de cores dos resistores incluindo a tolerância, e a medição dos valores dos resistores com o multímetro digital. Na segunda etapa, comprovar experimentalmente a lei de Ohm através de resistores numa protoboard.
.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854), afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica. Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este denomina-se condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
R =
Ou,
V = R . I onde: V é a diferença de potencial