ELETRICIDADE
Índice de Figuras
Resumo #######. Introdução George Simon Ohm foi um físico alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 e verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp), Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre. A expressão matemática descrita por Simon vale para todos os tipos de condutores, tanto para aqueles que obedecem quanto para os que não obedecem a lei de Ohm. Sempre que uma carga esta fluindo, diz-se que existe uma corrente. Para definir matematicamente a corrente, suponha que partículas carregadas estão se deslocando perpendicularmente em relação a uma superfície de área A, como na Fórmula . A corrente é definida como a taxa a que a carga elétrica flui através dessa superfície. Se ΔQ é a quantidade de carga que atravessa essa área no intervalo de tempo Δt, a corrente média Iméd no intervalo de tempo é a razão entre a carga e o intervalo de tempo:
Fórmula
É possível que a taxa a que a carga flui varie com o tempo conforme Fórmula 2. Definimos a corrente instantânea I como o limite da expressão precedente à medida que Δt tende a zero:
Fórmula 2
A unidade no sistema internacional é o ampère (A), o qual equivale à 1C/s. Isso é, 1 A de corrente é equivalente a 1C de carga atravessando uma superfície em 1s. As partículas que fluem através de uma superfície, podem ser carregadas positiva ou negativamente, ou pode-se ter dois ou mais tipos de partículas que se deslocam, com cargas de ambos os sinais no fluxo.