ELETRICIDADE
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL III
Salvador - BA
2013
Andrey dos Reis Costa
David Rodriguez
Yasmim Sousa de Miranda
ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE E EM PARALELO
Trabalho acadêmico apresentado ao Centro Universitário da Bahia Estácio/Fib, como requisito para obtenção de nota da AVII da disciplina de Física Experimental III,sob orientação do Professor José Vicente Cardoso Santos.
Salvador - BA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal.
A corrente elétrica é o movimento de partículas carregadas em um sistema condutor. Esse movimento ocorre quando existe uma diferença de potencial (ddp) no meio. Dessa maneira, a presença de uma bateria ou uma fonte de tensão torna o potencial desigual no condutor, e gera um campo elétrico no interior do material, este campo exerce sobre os portadores de carga uma força que impulsiona os portadores de carga do material a se moverem preferencialmente em uma direção, produzindo assim uma corrente. Se as partículas carregadas se movimentam de forma ordenada temos uma corrente continua.
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representado pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados.
Contudo,neste experimento montamos e estudamos a