Eletricidade
A partir do final da década de setenta, ate o meados da década de noventa, o setor elétrico nacional sofreu uma brutal desaceleração em termos de crescimento, em virtude doa alto grau de endividamento de suas empresas e de problemas de tarifas de energia por conta do combate a inflação, não obstante, também, aos agravamentos da década de oitenta criados principalmente pela interferência politica na admistraçao das empresas estatais, que levou a discussões sobre o papel do estado na regulamentação da atividade econômica (CATAPAN, 2005).
Durante o governo Fenando Henrique Cardoso, o setor atravessou uma fase de mudanças em seu arcabouço institucional. Essas mudanças resultaram na redução da presença empresarial do governo na economia deste mercado, de modo a estimular a competição em atividades ate então monopolizadas por empresas estatais, com a consequente reestruturação do setor. Com esta reestruturação buscou-se aponatr soluções para a crise que vinha se agravando desde a década de setenta e que, então outras coisas, produziu o esgotamento da capacidade de investimentos das empresas estatais (GREGÓRIO, 2000).
Nesse contexto atualmente a atividade de transmissão pode ser desmembrada em duas categorias. Nas primeira categoria figuram as empresas de caráter predominantemente estatal, ou seja, as empresas de energia com antigos ativos (remuneradas principalmente pelo custo investimento – via contrato de consessao). Na segunda, as empresa de energia com novos ativos( remuneradas pelo