Eletricidade
Ele é composto por núcleo e por uma ou mais camadas de eletrosfera, dependendo do material.
No núcleo (que corresponde a 0,01% do diâmetro do átomo) estão alojados os prótons (carga elementar positiva) e os nêutrons (carga elementar nula). Estudos não muito recentes mostram que no núcleo existem outras partículas menores.
Mas camadas da eletrosfera se localizam os elétrons (carga elementar negativa) que se movimentam em torno do núcleo. Existe uma força que tenta expulsá-los do átimo (força centrífuga) e outra que força a sua entrada no núcleo ( atração entre cargas). Essas forças se anulam e o elétron permanece a sua trajetória de Roma continua até que uma força externa atuar sobre ele.
LEMBRETE: a massa do próton é cerca de 2000 vezes maior que a massa do elétron.
Num átomo neutro o número de elétrons é igual ao número de prótons. Se houver um desequilíbrio nessa igualdade, o átomo se torna um íon. Ela será um íon positivo se apresentar falta de elétrons e será um íon negativo se apresentar um excesso de elétrons.
Um átomo pode ganhar ou perder elétrons através de eletrização. Existem três tipos básicos de eletrização: por atrito, por contato ou por indução. Os elétrons que têm facilidade de entrar ou de sair de um átomo chamam-se elétrons livres e na maioria das vezes, localizam-se na ultima ou na penúltima camada da eletrosfera. Os elétrons livres são a base da eletricidade dinâmica, isto é, da corrente elétrica.
Os elétrons das primeiras camadas da eletrosfera necessitam de uma energia muito alta para saírem ou entrarem em outros átomos. Esses elétrons junto com o núcleo formam o “caroço” do átomo. Pra eletricidade, pouca coisa de interessante ocorre nessa região.
1.2 Cargas e Força Elétricas
A carga elétrica negativa de um elétron vale 1,6. 10-19 coulombs (unidade de carga elétrica) e é representada por e
O sinal negativo atribuído a carga elétrica do elétron e