Eletricidade
DISCIPLINA: Física Geral e Experimental 3
Eletromagnetismo
PROFESSOR (A): Bruno Augusto Rodrigues
Aluno:_________________________________________________________
Propriedades magnéticas do imã e materiais ferromagnéticos
Chamamos materiais ferromagnéticos aos que são fortemente atraídos por um imã como, por exemplo, o ferro, na forma de aço ou ferro fundido, níquel, cobalto, determinadas ligas metálicas o Alnico (alumínio-níquel-cobalto) ou óxidos mistos sintetizados como as ferrites. Peças de materiais ferromagnéticos podem ser transformadas em imãs permanentes através de tratamentos especiais. As formas mais conhecidas são imãs em ferradura, em barra e a agulha de uma bússola.
[pic]
Todos os imãs possuem duas propriedades marcantes:
1. Eles atraem o ferro e o mantém atraído (efeito de atração); 2. Eles se orientam aproximadamente na direção Norte-Sul, quando permitimos que se movimentem livremente (efeito de direção).
O efeito de direção é aproveitado na confecção da bússola. No campo magnético da Terra, a agulha móvel da bússola coloca-se na posição tal que uma mesma ponta, normalmente pintada de azul, sempre indica o pólo sul geomagnético e de forma aproximada o pólo norte geográfico da Terra. Foi convencionado que tal ponta da bússola é o pólo norte magnético.
Experiência de Oersted
Em 1820, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851), em sala de aula, aproximou o ponteiro de uma bússola de um fio por onde passava uma corrente elétrica. Para surpresa geral, o ponteiro mudava sua posição, deixando de indicar o pólo norte. Caso a corrente fosse invertida, invertia-se também a posição do ponteiro. Ficava claro que a presença de uma corrente elétrica no fio perturbava as propriedades magnéticas das proximidades.
No mesmo ano de 1820, os físicos franceses Biot e Savart anunciaram os resultados da primeira investigação quantitativa de um campo magnético produzido