Eletricidade estática
DADOS
Alexandre Pinhel Soares
Engenheiro do Departamento de Equipamentos Eletroeletrônicos de Furnas Centrais Elétricas S.A. Coordenador da
Comissão de Estudos de Proteção Contra Descargas Eletrostáticas do ABNT/CB-03 - Comitê Brasileiro de
Eletricidade. Tel.: (0xx21) 528-4049 - email: pinhel@furnas.com.br
Francis Lacerda
Meteorologista da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco.
Tel.: (0xx81) 441-7627 - email : francis@sectma.pe.gov.br
ABSTRACT
This paper presents the Electrostatic Discharge (ESD) phenomena in the Meteorological Data Acquisition Equipment and the tools and metodologies to solve this problem.
RESUMO
Nos últimos anos tem-se observado, no Brasil, uma notável atualização tecnológica nos dispositivos de aquisição de dados meteorológicos. As estações meteorológicas e hidrológicas convencionais têm sido substituídas por
Plataformas de Coleta de Dados (PCD) que são compostas, essencialmente, por componentes eletrônicos.
O constante avanço da miniaturização desses componentes tem como consequência indesejada o aumento da suscetibilidade à danos, sendo uma das mais expressivas formas de danos os que são causados por um fenômeno elétrico denominado Descarga Eletrostática (ESD - Electrostatic Discharge).
Este trabalho apresenta o problema das ESD em PCDs. Será apresentado como a umidade do ar tem forte influência nesse tipo de fenômeno e qual o ferramental e procedimentos necessários ao operador de campo e ao supervisor para que consiga-se reduzir à quase zero o risco de dano no equipamento causado por ESD a partir de manuseio indevido.
PALAVRAS-CHAVE: Plataforma de Coleta de Dados - Descarga Eletrostática - Umidade do ar
INTRODUÇÃO
A eletricidade estática pode ser definida como a carga elétrica resultante do desbalanceamento de elétrons na superfície de um material. O desbalanceamento gera um campo elétrico que pode influenciar outros objetos a