eletricidade basica
Tensão Contínua: Uma tensão constante com polaridade é chamada tensão contínua. Produzida por pilhas, baterias.
Tensão Alternada: é aquela cujo módulo varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente. É medida em volts (V). É produzida pelo gerador.
Corrente Elétrica: movimento de forma ordenada de cargas elétricas em um condutor ocorrido devido à existência de uma ddp. A unidade de medida da Corrente Elétrica é o Ampère (A).
Corrente Contínua: corrente contínua é aquela cujo sentido se mantém constante.
Corrente Alternada: Corrente alternada é aquela cuja intensidade e sentido varia periodicamente. Esse é o caso das correntes utilizadas em residências, em que temos uma corrente alternada de frequência 60 ciclos por segundo (60Hz).
Resistência Elétrica: Resistência elétrica é a dificuldade que os elétrons encontram para percorrer um circuito elétrico, ou seja, é a oposição que um material apresenta ao fluxo de corrente elétrica. A resistência elétrica pode ser calculada e sua unidade de medida é o ohm, representada pela letra grega Ω (lê-se ômega). Símbolo de Resistência Elétrica
Associação de Resistências: Em vários circuitos elé tricos é muito comum a associação de resistores. Isso é feito quando se deseja obter valor de resistência maior do que aquele que é fornecido por um resistor apenas.
Associação em Série: Neste tipo de associação os resistores são interligados de forma que exista apenas um caminho para a circulação da corrente elétrica entre os terminais.
Características da associação em série:
▪ a intensidade da corrente i é a mesma em todos os resistores, pois eles estão ligados um após o outro;
▪ a tensão V na associação é igual à soma das tensões em cada resistor.
Você pode calcular a resistência do resistor equivalente da associação, da seguinte forma:
Associação em Paralelo: Uma associação de resistores é denominada de paralela quando os resistores que a compõem estão