Eletricidade atmosférica
ELETRICIDADE ATMOSFÉRICA
-Conceito
Estuda as relações entre a eletricidade presente na atmosfera.
- HISTÓRIA:
Atmosfera: Os raios ocorrem na atmosfera e isso sugere que ela possui algo elétrico.
A atmosfera está em permanente modificação.
Suas classificações levam em conta vários fatores, como:
Temperatura e Constituição de íons.
A natureza dos raios está intimamente relacionada com esta última classificação (constituição de íons)
- COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA
A análise de uma amostra de ar colhida ao nível do mar acusa, em média, a seguinte composição percentual, após eliminar-se a umidade:
Formação da atmosfera
No primeiro estágio de resfriamento da superfície da Terra, originou-se uma crosta sólida cheia de rachaduras, por onde eram expelidos materiais incandescentes. A intensa atividade vulcânica resultante fez aumentar a quantidade de gases (como hidrogênio, amônia, metano) e vapor d'água nessa atmosfera recém-formada. Com o surgimento de organismos vivos e, sobretudo, com a realização da fotossíntese (processo pelo qual certas células vegetais produzem oxigênio), houve uma transformação da atmosfera, que aos poucos foi se enriquecendo de oxigênio, até atingir o teor atual. Há alguns milhões de anos, ela entrou em equilíbrio, que se mantém, embora exista a possibilidade de ocorrerem fenômenos capazes de alterá-lo.
-COMPOSIÇÃO:
Nitrogênio (N2) - 78,084%, oxigênio (O2) - 20,948%, argônio (Ar) - 0,934%, gás carbônico (CO2) - 0,031%, Neônio (Ne) - 0,001818%, Hélio (He) - 0,000524%, metano (CH4) - 0,0002%, kriptônio (Kr) - 0,000114%, hidrogênio (H2) - 0,00005%, xenônio (Xe) - 0,0000087%.
Os gases que constituem a atmosfera também sofrem o efeito da atração da gravidade e por isso pressionam a superfície do solo, ocasionando a pressão atmosférica.
- CLASSIFICAÇÃO ATMOSFÉRICA
A atmosfera terrestre divide-se em camadas que podem ser classificadas :
Quanto à temperatura
Quanto à quantidade de íons