ELETRICIDA APLICADA
Passo I.
Para construção do Moitão utilizamos o ferro fundido.
Conceito do ferro fundido: O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2,11%), silício (entre 1 e 3%), podendo conter outros elementos químicos. Sua diferença para o aço é que este também é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, mas com percentagens entre 0,008 e 2,11%. Os ferros fundidos dividem-se em três tipos principais: branco, cinzento e nodular.
Passo II.
Figura 01.
POSSÍVEIS FALHAS NO CONJUNTO MECÂNICO FIGURA 01.
FRATURA FRÁGIL
É chamada de falha catastrófica e ocorre quando a deformação elástica (recuperável) de um componente que apresenta comportamento frágil é conduzindo ao extremo, quebrando as ligações Inter atômicas e o componente se separa em duas ou mais partes. Poderá ocorrer se na escolha do material o projetista escolher um material pouco dúctil e as tensões provenientes dos carregamentos no qual o Moitão estará submetido ultrapassarem o limite de resistência do material de construção. Umas das formas de falha mais indesejáveis em qualquer equipamento por ser catastrófica não dando sinais de que o material esta fraturando.
CORROSÃO
Deterioração não desejada do material por meios de processos químicos ou eletroquímicos. O conjunto mecânico deverá receber tratamento e proteção das superfícies visando evitar a corrosão excessiva geralmente acompanhada de desgaste e ou fadiga podendo diminuir a vida útil do equipamento.
DESGASTE
Desgaste é a perda progressiva de material devida ao movimento relativo entre a superfície e a substância com a qual entra em contato. Principalmente o Moitão deverá possuir dureza superficial superior aos cabos de içamento afim dos mesmos não realizarem desgaste mecânico na área de contato reduzindo a seção resistente do gancho diminuindo assim sua capacidade