Ditadura militar
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
GESSIVAN SILVA DE ALBUQUERQUE
DITADURA MILITAR NO BRASIL
Imperatriz
2012
GESSIVAN SILVA DE ALBUQUERQUE
DITADURA MILITAR NO BRASIL
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito básico para o desenvolvimento da competência da disciplina de Seminário II, sob a responsabilidade do professor Paulo Maciel.
Imperatriz 2012 INTRODUÇÃO
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Nunca se conseguiu esquecer a ditadura militar no Brasil (1964-1985) e suas consequências na vida e principalmente, no modo de pensar das pessoas. Mas é claro que há quem quer esquecer e por um ponto final nessa terrível história, com o objetivo de “limpar” sua consciência dos erros passados e é claro, continuar impune pelos seus crimes cometidos. Foi para manter viva na memória dos mais esquecidos essa amarga lembrança de um erro que não pode ser repetido.
O GOLPE MILITAR DE 1964
O Golpe Militar de 1964 marca uma série de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Esse golpe pôs fim ao governo do presidente João Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido de forma democrática, eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Imediatamente após a tomada de poder pelos militares, foi estabelecido o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de modificar