Ecossistema
É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera (fatores abióticos) mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Se por exemplo, uma grande área com mata nativa de determinada região for substituída pelo cultivo de um único tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como daqueles que se alimentam destes animais.
ECOSSISTEMA FLORESTAL
Conhecer as interações e o funcionamento dos ecossistemas florestais é importante porque as florestas têm participação especial no equilíbrio do ambiente, proporcionando condições de produtividade em todos os aspectos.
A floresta contribui muito para a conservação da produtividade dos sítios, na circulação e purificação do ar, na manutenção da flora e da fauna e especialmente na qualidade da água doce que as populações dos reinos animais e vegetais consomem.
Ainda a floresta e suas comunidades vegetais se transformam na maior fonte de produção primária que irá fornecer a sustentação para toda a cadeia alimentar. Além disso fornecem a madeira que é a matéria-prima usada para diversas finalidades que atendem às necessidades do homem.
Os ecossistemas florestais, distribuídos em grandes áreas da biosfera, são constituídos por vasta complexidade e grande diversidade de espécies, as quais utilizam a energia solar para a produção de biomassa.
Estas grandes massas de produtores lenhosos e herbáceos abastecem com alimentos os consumidores de primeira ordem, representados pelos animais herbívoros que se alimentam de folhagem, gramíneas, raízes e bulbos, frutas, sementes, e pelos insetos que se utilizam de pólen e néctar. Assim, cada espécie florestal abriga um grande