pppp
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. É considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente)
Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
Nos moinhos de vento a energia eólica é transformada em energia mecânica, que é utilizada para moer grãos ou bombear água. Atualmente utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores, que são turbinas colocadas em lugares de muito vento, para produzir energia. Essas turbinas têm geralmente a forma de um catavento ou moinho.
Existem os parques eólicos, que são concentrações de aerogeradores, utilizados para produzir energia, geralmente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, existem muitos planos para exploração dessa fonte de energia. O que impede a instalação de mais centrais eólicas ainda é o preço, pois a energia gerada custa entre 60% e 70% a mais que a mesma quantidade gerada por uma usina hidrelétrica.
Positivo e negativo
Apesar das suas muitas vantagens, existem também desvantagens, por ter alguns impactos ambientais.
Os parques eólicos e os seus aerogeradores são muito grandes e o vento passando pelas suas pás faz muito ruído, o que impede que populações residam perto desses parques. Além disso, os parques eólicos podem afetar o fenômeno da migração de algumas espécies de aves, pois muitas se chocam contra as pás. Custo também são relativamente alto para instalação, de difícil acesso, Implantação mais eficiente em alto mar por motivos de ventos, necessidade de áreas com massas de ar forte e tecnologia alta, apesar de parecer uma hélice comum, é feita de fibra de carbono e o seu eixo rotativo quase não gera atrito, justamente para aproveitar toda força do vento para geração de