eletrica
1. Medir os valores de tensão e intensidade de corrente eletrica
2. Aplicar a teoria e metodologia do calculo dos erros das medidas diretas.
3. Determinar como influencia a configuração e as impedâncias dos instrumentos na exatidão e precisão das medidas.
1. 2 Teoria Básica :
Medidas Elétricas (Tensão e Corrente) Tensão elétrica, também conhecida como potencial elétrico, é a quantidade de carga elétrica em um corpo, se dois corpo tem quantidades de cargas diferentes ,portanto de potenciais diferentes, há entre os corpos uma d.d.p(diferencia de potencial)
Corrente elétrica é o fluxo orientado de elétrons através de condutor , quando submetido a uma d.d.p (diferencia de potencial).E contudo, para que haja o fluxo desses elétrons, é necessário que exista um circuito fechado.
Medidas Diretas
Medidas diretas são uma leitura de uma magnitude mediante ao uso de instrumento de medição. exemplo : a corrente que passa por um resistor .
2. Procedimento Experimental:
2.1 Material experimental 1. Fonte variável (faixa utilizada: 0-5V)
2. Três Resistores
3. Miliamperimetro
4. Multimetro
5. Placa de Montagem
2.2 Método Para dar inicio as medições das tensões e correntes no circuito com os três resistores diferentes , foi calculado os valores das resistências dos resistores , através da leituras das cores que contem nos resistores , dando os seguintes resultados da tabela 3.1 . Tendo os valores de resistividades dos resistores , foi montado o primeiro circuito na placa de montagem, o circuito montado foi um circuito bem simples com apenas 1 resistor , e nesse circuito foi instalado um miliamperímetro e um voltímetro, além da fonte de tensão , que iria alimentar esse circuito . E iniciou-se a analise das medições de tensão e corrente no circuito, começando com uma tensão inicial gerada pela fonte de 0,5 V , foi gerado um valor de corrente e tensão no circuito que foi medido atrás do