eletrica
TÉCNICA SATC
INSTALAÇÕES E
PROJETOS
ELÉTRICOS
PROFESSOR: TALES ALFREDO CITTADIN
1 GEERAÇÃO/CAPTAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Principais Fontes:
No Brasil, devido ao predomínio do relevo planáltico e à grande disponibilidade de recursos hídricos, com rios extensos e volumosos, as hidrelétricas são as principais responsáveis pela geração de energia. Nosso potencial hidráulico é um dos maiores do planeta, superado apenas por Rússia e Canadá.
Mapa atual das usinas hidroelétricas, Termoelétricas e eólicas instaladas no país
O setor energético passou por privatizações e foi dividido por áreas:
Operação – O responsável pelas redes de transmissão, distribuição e usinas e controle do nível de reservatórios é Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
Regulamentação - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regula e fiscaliza o setor, liberando concessões.
1.1 Usinas Hidroelétricas
Apesar do elevado custo para a construção e do impacto do reservatório na região as usinas não poluem em funcionamento, e aproveitam um recurso até bem pouco tempo considerado inesgotável, a água. Porém, a energia não pode ser estocada e exige uma complicada rede de transmissão.
As partes principais de uma usina hidrelétrica são: a barragem, que tem por função barrar o fluxo da água do rio, represando-a; as comportas e o vertedouro, que controlam o nível de água da represa, evitando transbordamentos; e a casa de máquinas, onde estão instalados os geradores acoplados às turbinas.
Para transformar a força das águas em energia elétrica, a água represada passa por dutos forçados, gira a turbina que, por estar interligada ao eixo do gerador, faz com que este entre em movimento, gerando a eletricidade.
1.2 Usinas termoelétricas
As usinas termelétricas ou centrais térmicas, no Brasil, são acionadas com variados combustíveis: • Fósseis: petróleo, carvão mineral, diesel, óleo, gás natural,
• Não fósseis – madeira, bagaço de