Eletrica
Sensores NPN - Negativo - Positivo -Negativo - É a mesma coisa que o PNP só que na saída dele tem sinal negativo.
Se você trocar os PNP por NPN, e trocar os pólos positivo e negativo da fonte de energia, dá na mesma. Até uma mistura dos dois funciona - mas teria que ser um chip projetado pra isso.
Transistores são feitos em "sanduíche": duas camadas grossas de semicondutor dopado positivamente, e entre elas, uma camada fina de semicondutor dopado negativamente = PNP. Ou o inverso = NPN.
Com gráficos seria melhor de explicar...
Um semicondutor é um material que conduz eletricidade, mas não muita... então, você adiciona (dopa) pequenas quantidades de uma substância com menos elétrons livres, e fica "faltando" elétron nele, fica um buraco aonde deveria existir um elétron. Isso permite que elétrons se movam por esse buraco que fica, até o buraco ser preenchido. Vira um semicondutor-P (positivo pois "falta" elétron).
Ou, você adiciona no semicondutor uma substância com mais elétrons, e fica sobrando elétron. Esse elétron vai ficar passeando por aí, até achar um buraco. Vira um semicondutor-N (negativo: "sobra" elétron).
Ambas as dopagens aumentam em cerca de 1000 vezes a capacidade do semicondutor de conduzir corrente...
Agora, imagine que você liga um semicondutor P e um N. Se você passar elétrons no sentido N -> P, os elétrons do N vão preencher os buracos no P, e não vão haver mais elétrons "livres" para conduzir corrente. Resultado: a corrente pára de passar. Se você liga ao contrário, vão existir sempre elétrons livres, e a corrente passa numa boa. Isso é o chamado "diodo", bem útil quando você quer que a corrente passe só num sentido (transforma corrente alternada em contínua).
Quando você faz um