eletrica
ENGENHARIA CIVIL
ANA BEATRIZ FERREIRA RAMOS
PROJETO ELÉTRICO RESIDENCIAL
SALVADOR
2012
ANA BEATRIZ FERREIRA RAMOS
PROJETO ELÉTRICO RESIDENCIAL
Projeto de Conclusão da disciplina Projeto de Instalações Elétricas, curso de Engenharia Civil da Universidade Salvador, como requisito integral para avaliação na 3ª Unidade.
Nome da Professor: Sílvio Ribeiro
SALVADOR
2012
OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo projetar a instalação elétrica de uma edificação atendendo a todos os critérios básicos estabelecidos pela Norma da ABNT NBR5410 de 2004, de forma a garantir a eficiência da instalação, ao mesmo tempo em que se busca melhor relação custo/benefício.
INTRODUÇÃO
Alguns dos critérios mais comuns que foram utilizados nesse projeto foram: A preocupação com a viabilidade técnica e econômica da instalação; A objetividade e o detalhamento do projeto; Eficiência técnica a fim de evitar revisões na fase de execução do mesmo; Preocupação com segurança, funcionalidade da instalação e conservação da energia elétrica a fim de evitar de perdas e gastos excessivos.
Seguindo a Norma NBR 5410:2004 foram locados os pontos de tomadas de uso geral (TUG’s) e específicos além dos pontos de iluminação seguindo os seguintes critérios:
No mínimo um ponto de tomada para áreas inferiores a 6m²;
Para áreas secas (salas, quartos, circulação) com área maior que 6m2, um ponto de tomada a cada 5m de perímetro; ara áreas molhadas (cozinhas e áreas de serviço) um ponto de tomada a cada 3,5m ou fração de perímetro.
Para banheiros deve haver no mínimo um ponto de tomada junto ao lavatório, distante no mínimo de 0,60m do Box.
Para Varandas deve haver no mínimo um ponto de tomada.
A quantidade de tomadas de uso específico (TUE’s) vai depender do proprietário da residência. Esse tipo de tomada é exclusivo para aparelhos como condicionadores de ar, chuveiros elétricos, maquinas de