Desenho tecnico
1) A Linha Reta ou simplesmente reta não tem inicio nem fim: ela é ilimitada.
2) Segmento de Reta: Se ao invés de um ponto A são tomados dois pontos diferentes, A e B, obtém-se um pedaço limitado de reta. Esse pedaço limitado da reta é chamado segmento de reta AB.
3) . Ela define um ponto médio entre os dois pontos. Caso os pontos definem uma reta, a mediatriz cortará esta reta em seu ponto médio, dividindo-a ao meio.
4) Consiste em dividir um segmento de reta em n partes iguais, mas sem utilizar a graduação de uma régua. Dividir um segmento de recta em duas partes iguais:
1 - Colocar a ponta seca do compasso no ponto B do segmento de recta A B e traçar um arco em cima e outro em baixo.
2 - Com a mesma abertura do compasso, mas agora com a ponta seca no ponto A do segmento de recta, traçar dois arcos que se vão cruzar com os já existentes, formando os pontos E e D.
3 - Com o auxílio de uma régua unir os pontos E e D, obtêm-se a divisão do segmento de recta em duas partes iguais.
Divisão de um segmento de recta em três partes iguais:
1 - Traçar um segmento de recta A B, e a partir do ponto A e com um ângulo agudo de dimensão à nossa escolha, traçar uma semi-recta.
2 - Utilizando o compasso com uma abertura qualquer, marcar em cima da semi-recta os pontos C D e E.
3 - Com a ajuda da régua e do esquadro unir o ponto E ao B.
4 - Traçar paralelas ao segmento de recta E B passando pelos pontos D e C, obtemos a divisão do segmento de recta A B em três partes iguais.
5) Semirreta = quando tomamos em uma reta R, um ponto A, esta fica dividida em dois subconjuntos R1 e R2. Esses subconjuntos são chamados de semirreta.
Segmento de reta = o subconjunto da reta formado pelos pontos A e B e todos os pontos entre A e B chama-se de segmento de reta AB.
Segmentos congruentes = quando dois segmentos tem a mesma medida, tomada na mesma unidade, esses segmentos são chamados segmentos congruentes.
6) Duas retas distintas de um plano são paralelas